quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conservatório de SJDR homenageia Villa-Lobos

Conservatório de SJDR homenageia Villa-Lobos

Semana começa segunda, 7 , e encerra dia 12

As músicas de Heitor Villa-Lobos, como Bachianas Brasileiras nº 5 e Trenzinho Caipira, poderão ser apreciadas durante toda a semana no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. A instituição promove de 7 a 12 de setembro a 5ª edição da Maratona de Piano que, este ano, homenageia o músico, compositor e maestro. A iniciativa partiu da direção do conservatório que realiza o evento para celebrar os 50 anos de morte de Villa-Lobos. O evento apresenta vários concertos, palestras, oficinas, exibição de filmes, lançamento de livros e audições com alunos da instituição.

Criada em 2005 a Maratona de Piano tinha o objetivo de promover uma integração entre os professores e estudantes do Conservatório. "O evento vem crescendo a cada ano. Começou como algo interno e hoje atinge não só as pessoas de São João del-Rei, como de outras cidades e estados brasileiros", informou a vice-diretora do Conservatório, Salomé Viegas.

A abertura será nesta segunda-feira, 7, às 20h, no teatro do Conservatório com uma audição dos professores e alunos do estabelecimento. Entre as atrações acontece, na terça-feira, 8, um concerto de espineta (instrumento musical semelhante ao cravo) com Regina Schlochauer e no sábado, 12, um recital de piano solo a quatro mãos com os professores de Belo Horizonte Júnia Canton e Heron Alvim. "Buscamos apresentar eventos diversificados que representem a história musical de nosso país e que também seja um atrativo para nosso público diversificado", ressaltou Salomé.

Ainda de acordo com a vice-diretora do Conservatório, a homenagem a Villa-Lobos busca resgatar e apresentar a obra de um dos maiores artistas do Brasil. "Villa-Lobos é um ícone nacional, conhecido mundialmente por sua extensa e bela obra de piano. Nada mais justo e gratificante poder homenagear uma pessoa que representa tanto para a música e para o país", informou Salomé.

As apresentações acontecerão no teatro do Conservatório e no Teatro Municipal de São João del Rei. A programação completa pode ser adquirida através do telefone (0**32) 3371-7672 ou no site www.conservatorio sjdr.com.br.

O homenageado

Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio Janeiro, em 5 de março de 1887 e faleceu no dia 17 de novembro de 1959.Além da cidade do Rio de Janeiro, Villa-Lobos morou com a família nas cidades mineiras de Cataguases e Bicas. Nessas viagens, conhece as modas caipiras e os tocadores de viola, que formam parte do folclore musical brasileiro e que, mais tarde, vem a universalizar-se em suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário