quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fernando Pessoa...

Primeiro Fausto - O mistério do Mundo

Basta ser breve e transitória a vida

Para ser sonho. A mim como a quem sonha,

E escura pesa a certa magoa

De ter que despertar - a mim, a morte,

Mais como o horror de me tirar o sonho

E dar-me a realidade, me apavora,

Que como morte.

(...)

Sim, este mundo com seu céu e terra,

Com seus mares e rios e montanhas,

Com suas arvores, aves, bichos, homens,

Com o que o homem, com translata arte,

De qualquer construção divina fez...

(...)

O pensamento da hora inevitável

E a verdade da morte me confrange.

Pudesse eu, sim, pudesse, eternamente

Alheio ao verdadeiro ser do mundo,

Viver sempre este sonho que é a vida!

¨...)

Quantas vezes, pesada a vida busco

No seio maternal da noite e do erro,

O alivio de sonhar, dormindo; e o sonho

Uma perfeita vida me parece

(...)

Porque depressa passa. E assim é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário